Piso de cimento queimado

O que é cimento queimado?

Desde já fique sabendo que o material em si não se trata de coisa nova… A novidade está, na verdade, em seu uso revolucionário (exageros à parte), que está hiper em alta. Também pudera, há muitas opções legais e pontos positivos que ficarão claras para você ao longo do texto. Este tão comentado recurso é simples e puramente uma argamassa que consiste em cimento, areia e água. Com o chão bem nivelado essa mistura é aplicada na superfície a fim de ficar o mais plana possível. Se até você achou tudo normal e está pensando em um chão tipo contrapiso, vamos ao ponto em que as coisas mudam um pouco. Depois de nivelar essa argamassa e com a mistura ainda úmida e mole, joga-se pó de cimento seco por toda a superfície e com uma desempenadeira espalha-se o pó. Ah, e apesar de ter a palavra “queimado” no nome, nenhuma técnica que envolve fogo é utilizada. Nada de pirotecnia aqui! Depois do processo feito, é só esperar pela secagem da superfície e o resultado será uma superfície lisa e nivelada.


Onde usar cimento queimado? 

Este material normalmente é associado a um estilo industrial e urbano, mas isso não significa que sua casa deve seguir unicamente essa linha para aderir à tendência. Hoje em dia as regras de combinação são mais elásticas e elementos surpresa são muito bem vindos. Em verdade, o mix de estilos de forma harmônica é o que mais vemos nas exposições e revistas. A técnica é muito versátil e por isso permite a aplicação em diferentes superfícies. A única ressalva fica para o interior do box, já que ele é poroso e produtos como shampoo, condicionador e sabonete podem reagir com o recurso utilizado e mudar suas características iniciais. Sua contraindicação para o uso no box também se justifica pelo fato de ficar escorregadio em contato com a água, como mencionado anteriormente.



COISAS BOAS:

Esse piso é muito durável e bastante resistente: é bem difícil danificá-lo. Assim, você não precisa se preocupar com o salto agulha do seu sapato, com as unhas do seu cachorro ou até com o arrastar de cadeiras e mesas pra lá e pra cá, pois, a não ser que o pé dos seus móveis seja de diamante, é praticamente impossível arranhar sua superfície com nossas atividade diárias.
A utilização deste tipo de piso gera menos resíduo durante a obra, afinal de contas, para assentar qualquer piso de qualquer material, o contrapiso precisa ser executado de qualquer maneira. E o piso de cimento queimado não é nada além do próprio contrapiso desempenado.
A manutenção dele é bem fácil. Normalmente, passa-se uma cera líquida a cada 5 meses mais ou menos. No dia-a-dia, água com algum detergente neutro já é mais do que suficiente.
 Se você cuidar direito do seu piso, ele durará, provavelmente, para sempre. Tudo o que você precisa é encerá-lo duas ou três vezes por ano, pois assim você protege a superfície, deixando-o sempre com cara de novinho.
 Caso você tenha optado, inicialmente, por piso de cimento queimado, mas depois decida colocar outra coisa em um lugar ou outro, você só vai precisar instalar o outro piso por cima desse, pois, como já dissemos, ele não é nada mais nada menos que o próprio contrapiso. Ele te dá a liberdade para escolher quaisquer outros pisos, já que você parte de uma superfície extremamente versátil e que aceita praticamente tudo.
E vale lembrar que o piso não precisa se limitar somente ao cinza. Há uma infinidade de cores que você pode escolher para o cimento queimado.


COISAS RUINS:

Dificilmente você vai ter esse problema com um piso de cimento bem feito, no entanto, se ele não for devidamente selado e polido, você vai ter um pouco de dor de cabeça. O cimentado é extremamente poroso, o que quer dizer que vai manchar se você derramar alguma coisa nele. O líquido penetra nos poros do piso e, dependendo da frequência com que isso acontece, podem aparecer mais do que simples manchas de umidade, como fissuras e trincas.
 É um piso muito duro e frio e isso pode causar um certo desconforto, principalmente em dias frios. Tapetes minimizam esse problema, mas se você não gosta deles, o recomendável é um piso mais confortável ao toque, como os pisos laminados ou os de madeira.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

É melhor comprar grill ou churrasqueira elétrica?

Revestimentos de churrasqueira

Como fazer um bom churrasco

Diferenças e vantagens do fogão a gás, a lenha ou elétrico

Afinal...alvenaria ou pré moldada?

Tipos de Lareiras