Como fazer um bom churrasco

Se você se propõe a promover um churrasco, você precisa ter espírito de anfitrião. Precisa se preocupar com as variáveis atreladas. Muitas pessoas acabam se fixando na carne e esquecem de outros fatores que podem fazer com que seu churrasco seja nota 10 ou 0.
Tudo começa por um ambiente que favoreça ao relaxamento e a diversão.Se o churrasco não é uma simples refeição, mas sim, um momento de confraternização, um sonzinho vai ajudar bastante na socialização das pessoas. Você não precisa de um DJ. Uma boa playlist de músicas já deve dar conta do recado. Como bom anfitrião, certifique-se do gosto musical dos convidados e tente agradar a todos.



Como acender a churrasqueira: Com a churrasqueira limpa, sem cinzas, coloque o carvão em um canto da churrasqueira. Se você estiver fazendo churrasco para até 10 pessoas, não coloque mais do que 2 kg para começar.
Faça uma oca (sim, oca de índio) com os pedaços maiores e mais longos (vide foto). Rasgue o saco de carvão (que é feito com um papel mais grosso) e faça uma bola com o papel e coloque no meio da oca. Idealmente, utilize cerca de 100 ml de álcool (precisa ser o de 90° GL, pois o de 46° GL não tem a combustão necessária) na bola de papel. Risque um fósforo e pronto.
FOGO-NO-CARVÃO
A carne só pode ser colocada quando o carvão estiver em brasa, sem labaredas. Quando a brasa estiver bem vermelha e intensa, espalhe por 50% da churrasqueira.
Dica: nunca utilize toda a extensão da churrasqueira com brasa. Você certamente vai precisar de espaços com diferentes temperaturas para assar diferentes tipos de carnes.




Como escolher as melhores carnes para o seu churrasco:
- Ao comprar a carne, observar seu aspecto, a gordura, por exemplo, tem que ser amarelada e límpida e a coloração da carne avermelhada, “brilhante”, além de um odor fresco
-Através do tato, da textura da carne, verificar se está macia.
-Um corte errado pode fazer a carne ficar dura, o indicado é corte sempre na direção das fibras da carne, cortes sempre perpendiculares à fibra
-Quando precisar congelar a carne é interessante prestar atenção no método de descongelamento, o essencial é deixar de um dia para o outro na geladeira, dessa forma a maciez, a cor e o sabor são mantidos.






E para os vegetarianos? Legumes funcionam muito bem. Abobrinha, batata, cebola, tomate e pimentões sempre rendem aplausos. Com um pouco de sal, pimenta do reino e bastante azeite, até os fãs de carne disputam os pedaços a tapas. Outro achado é o palmito pupunha, aqui em São Paulo é encontrado facilmente nos supermercados. Enrole-o em papel laminado e coloque direto na brasa por cerca de 1 hora.




Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

É melhor comprar grill ou churrasqueira elétrica?

Revestimentos de churrasqueira

Piso de cimento queimado

Diferenças e vantagens do fogão a gás, a lenha ou elétrico

Afinal...alvenaria ou pré moldada?

Tipos de Lareiras